Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS)
.jpeg)
O Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS) é o maior do ICEPi e é dividido entre o Componente de Provimento e Fixação de Profissionais, os Programas de Residências em Saúde e o projeto de Apoio Institucional.
O principal objetivo é fortalecer e qualificar a Atenção Primária à Saúde (APS), por meio da cooperação entre o Estado e os municípios para a formação de profissionais.
RESULTADOS |
1.121
profissionais em formação
44%
das Equipes de Saúde da Família
4.992
orientações por ano em assistência domiciliar
233
residentes em formação
54%
de aumento no número de consultas com especialistas
COMPONENTES DO QUALIFICA-APS |
♦ Provimento e Fixação de Profissionais
O componente tem como principal objetivo de ampliar e melhorar o acesso à saúde da população, qualificando a assistência municipal e diminuindo a desigual distribuição territorial de profissionais da saúde por habitante.
O ICEPi seleciona, forma e supervisiona profissionais da saúde, que atuam diretamente na Atenção Primária à Saúde por meio da cooperação entre o Estado e os municípios. Os profissionais têm seu processo de formação baseado em metodologias inovadoras de ensino, com carga horária dedicada para atividades práticas, assistenciais e teóricas, como treinamentos e pesquisas.
SAIBA MAIS |

♦ Residências em Saúde
Os Programas de Residências em Saúde do ICEPi são capacitações em serviço para profissionais de saúde com o objetivo principal de formar especialistas em áreas estratégicas e promover a assistência à saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) capixaba. Os programas são descentralizados e interiorizados, com cenários de prática que fazem parte das redes municipais, estaduais e federal de saúde.
As residências são reconhecidas e coordenadas pelos Ministérios da Educação e da Saúde, com financiamento bipartite entre Estado e União. Configuram-se como pós-graduação Lato Sensu, modalidade residência, com duração mínima de dois anos (5.760 horas) e dedicação semanal de 60 horas, conforme as regras definidas pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) ou pela Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS).
SAIBA MAIS |

♦ Apoio Institucional
O Apoio Institucional é uma estratégia de gestão compartilhada com objetivo de apoiar e qualificar os processos de trabalho em parcerias com gestores e trabalhadores dos municípios, além de desenvolver melhorias na gestão municipal para organização dos serviços e promoção da integração em Redes de Atenção e Vigilância em Saúde (RAVS).
A atuação do Apoio Institucional busca uma Atenção Primária mais resolutiva, acolhedora e que garanta direitos. Para isso, os profissionais selecionados orientam e apoiam os municípios no desenvolvimento das estratégias de investimentos que estão sendo promovidas pela gestão estadual com base na inovação, qualificação e modernização das práticas de cuidado, acesso com qualidade e responsabilização sanitária.
SAIBA MAIS |

COORDENAÇÃO |